A amizade é sem dúvida alguma o melhor que temos na vida. Mesmo que tenhamos sofrido várias desilusões com os amigos, se encontrares a pessoa correta, a amizade surgirá. Se és capaz de ser um bom amigo, certamente encontrarás um bom amigo também.
Quando encontrares, darás conta de que um amigo é capaz de ser o remédio que cura as tuas feridas. Pois os grandes amigos são capazes de nos acalmar no pior dos nossos dias, de nos escutar, de nos fazer sentir grandes quando nos sentimos pequenos. Meus amigos são o remédio que cura todas as minhas feridas.
“A amizade duplica as alegrias e divide as angústias pela metade.” – Sir Francis Bacon
Eles são capazes de me fazer sorrir quando o meu rosto quase não reage. Eles são os que incentivam e reconhecem as minhas qualidades quando nem eu sequer consigo vê-las.
Minha vida não seria a mesma sem meus amigos. Como reconhecer bons amigos?
- Os bons amigos são aqueles que se alegram de coração com as coisas boas que te acontecem.
Podemos notar no seu olhar, no seu sorriso, no seu abraço… quando te acontece algo bom, o verdadeiro amigo alegra-se. E estará ao teu lado para celebrar.
- São aqueles que não só estão presentes nos bons momentos, mas também, e principalmente, nos maus.
Um amigo tem-te em mente quando algo mau te acontece, e quer de algum modo estar contigo. Ele liga, interessa-se por ti e estende a mão quando for necessário.
- Os bons amigos são aqueles que permitem que sejamos nós mesmos.
Com eles podes falar com toda a confiança sobre as tuas coisas, tuas preocupações, problemas… tu sentes-te uma pessoa valiosa para eles.
- São aqueles que transmitem algo especial nos seus abraços.
Os abraços são sem dúvida uma das manifestações corporais com as quais mais nos comunicamos. Os bons abraços simplesmente são sentidos, não podem ser explicados com palavras.
- São aqueles com quem somos capazes de compartilhar confidências sem vergonha.
Com um amigo não existem segredos, sentes que pode contar tudo e que irão entender-te ou tentarão ajudar-te com a melhor das intenções a resolver os teus problemas, teus conflitos e tuas inquietudes.
- Os bons amigos têm tempo para ti.
Quando tens um amigo, sentes que precisas de o ver e acontece o mesmo com ele. Mesmo que não tenha tempo, arranjará algum. Mesmo que seja para um café, um cinema ou até falar ao telefone, a questão é o tempo dedicado.
- Os bons amigos não querem nada em troca.
O verdadeiro amigo não quer nada em troca, somente a tua amizade. Somos amigos porque estamos bem juntos e nada mais. É algo que se sente, que nasce do interior do nosso ser e se direciona até ti.
- Os bons amigos são aqueles que dão apoio.
Quando te sentes mal, estás triste ou preocupado, eles estão contigo. São o teu refúgio para os dias maus. Com eles podes ficar tranquilo porque sabes que tentarão compreender e que, na medida do possível, estarão ao teu lado.
- São aqueles que respeitam os teus valores.
Não importa se gostas de branco e ele de preto, às vezes o importante não é partilhar os mesmos valores, e sim respeitar as diferenças. Saber que apesar das opiniões distintas, a vossa amizade sempre estará acima disso.
- Ajudam com a auto-estima.
Um bom amigo faz que te sintas bem como pessoa. Reconhecerá as tuas qualidades e te ajudará a descobrires o teu potencial. Os teus amigos sabem o quanto tu vales, e ajudarão a fazer com que tu também reconheças o seu valor.
- Os bons amigos escutam.
Os bons amigos sabem escutar quando sentem que és tu que precisas de falar nesse momento, pois algo te preocupa. São todo ouvidos, prestam atenção toda vez que tu precisas. Por isso é que te sentes tão confortável.
- Evitam comentários que possam magoar, mesmo que sejam verdade.
Um bom amigo irá saber aconselhar sem ferir os teus sentimentos.
- Trazem um monte de pensamentos positivos e te ajudam a crescer como pessoa.
Graças aos bons amigos aprendemos muitas coisas que nós não conseguimos ver em certos momentos. Eles também nos ensinam a ver a vida com inteligência emocional, com entusiasmo, força e alegria.