Como tratar unha encravada
O que é unha encravada
A unha encravada é uma forma comum de doença da unha. Ela geralmente é uma condição dolorosa, na qual a unha cresce de uma forma que encrava em um ou ambos os lados da sua base. Embora unha encravada possa acontecer nas mãos, ela mais comumente ocorre nos pés. Uma unha encrava muitas vezes não está realmente “encravada”. A aparência de estar encrava pode na verdade ser resultado de inflamação da carne ao redor da unha. Confira: Como tratar unha encravada! 🙂
Como tirar a unha encravada
Para tirar a unha levemente encravada, será necessário:
– Deixar o pé ou a mão que tem a unha encravada de molho em uma bacia com água morna, por cerca de 20 minutos;
– Lavar muito bem a unha encravada e retirar qualquer sujeira que possa estar por baixo ou nas laterais da unha, com auxílio de uma espátula de unha;
– Com auxílio de uma tesourinha de unha, levante suavemente a parte da unha encravada e corte-a.
– De seguida, deve-se passar alguma solução antisséptica e cicatrizante como o povidine, por exemplo, para ajudar na cicatrização e evitar que a região infeccione.
Depois do procedimento, recomenda-se evitar usar calçados fechados ou meias nos dias a seguir e manter a unha muito bem seca após o banho.
Aliviar a dor da unha encravada
Para aliviar a dor da unha encravada, o que se pode fazer é passar uma pomada anestésica no local, fazendo uma suave massagem. Se observar que ela já possui pus, o melhor a fazer é não tirá-la, mas procurar por um médico.
O médico indicado para tratar das unhas encravadas é o dermatologista.
Tratamento para unhas encravadas
O tratamento preventivo para unhas encravadas consiste em cortá-las adequadamente. A melhor forma de cortar as unhas de modo a evitar seu encravamento é com os cantos arredondados.
Quando a unha encrava com frequência, isto pode ser causado pelo formato da unha ou pelo modo em que ela é continuamente cortada. Indivíduos que possuem uma unha que cresce sempre de forma errada podem ter que retirar a unha com nitrato de prata ou ter que recorrer à cirurgia. O dermatologista será capaz de averiguar a situação e indicar a melhor forma de tratamento.
Tratamento caseiro de unha encravada
– Um dos tratamentos caseiros, inclui imersão da unha afetada em água morna e sais de Epsom, e aplicação de anti-sépticos. Isso pode permitir que a carne inflamada cure, e que a unha cresça para fora de modo que possa ser cortada apropriadamente. Caso a unha encravada piore, deve-se procurar um dermatologista.
Através de alguns tratamentos caseiros, poderá minimizar o desconforto e controlar a inflamação, no caso das unhas encravadas de forma ligeira.
– Mergulhe a mão ou o pé numa solução de água quente com sal marinho. Depois de secar, aplique uma pomada antissética.
– Coloque um dente de alho sobre a unha encravada, fixando-o com um penso ou fita-cola. Deixe atuar durante a noite.
– Corte um limão, faça um buraco no centro e introduza a unha encravada no meio. Mantenha o dedo dentro do limão durante 20 minutos.
Dicas:
– Tentar forçar a unha para fora é uma das piores coisas que a pessoa pode fazer, pois isso poderia piorar a infecção e ocasionar mais inflamação.
– Adicionalmente, meias e calçados podem ser um local de procriação para as bactérias que estão causando a infecção. As meias devem ser trocadas no mínimo diariamente, e removidas à noite para permitir que a unha fique fresca e seca. Os calçados devem ser mantidos secos e tratados com produtos anti-bactericidas para sapatos.