Quem faz as unhas com frequência já sabe de cor todo o passo a passo que antecede a aplicação do esmalte: limpar as unhas, deixar as mãos submersas por alguns minutos, remover ou hidratar as cutículas e por fim lixar no formato desejado. Mas no que diz respeito a deixar as mãos de molho existem opiniões contrárias. Enquanto algumas profissionais defendem o ato de deixar as unhas de molho por um longo tempo para remover as cutículas com mais facilidade, outras garantem que o processo pode atrapalhar a durabilidade do esmalte.
Deixar as mãos submersas ajuda a remover cutículas
Seja em um recipiente ou com luvas plásticas, é comum chegar à manicure e logo ter as mãos mergulhadas em água antes de iniciar a esmaltação. A imersão das pontinhas dos dedos por alguns minutos faz com que as cutículas absorvam água, ficando mais emolientes e com as pontas se soltando da unha. Desta forma, elas se tornam também mais fáceis de serem removidas completamente com a ajuda de um alicate, deixando as mãos com aspecto mais limpo e evitando os temidos “bifes”.
Durabilidade do esmalte pode ser prejudicada
Por outro lado, a imersão das mãos em recipientes com água podem causar alguns probleminhas para a esmaltação. De acordo com a nail artist Karen Hodges, em entrevista ao site “NailsMag”, o processo pode prejudicar a fixação do esmalte nas pontinhas dos dedos. “Unhas que não foram saturadas com água seguram melhor o esmalte”, afirmou.
O que acontece é que as unhas naturalmente têm uma curvatura quando estão secas. Porém, após ficarem de molho por alguns minutos, tendem a perder o formato e demoram um certo tempo para secar completamente e conquistar a curvatura original. Por isso, o esmalte acaba sendo aplicado com a lâmina ungueal ainda umedecida, o que vai prejudicar a durabilidade do produto nas unhas.
Óleos e cremes podem substituir o processo
Para a nail artist Karen Hodges, pular a etapa de imersão das mãos também pode ser uma ótima vantagem para o dia a dia corrido das mulheres, que nem sempre têm tempo disponível para seguir todo o passo a passo da manicure. A higiene na hora da esmaltação também é levada em conta pela manicure, que afirma que por mais que os recipientes sejam desinfetados, podem absorver detritos que, em contato com pequenas feridas nas mãos, podem atrapalhar a saúde e beleza das unhas. Para substituir o processo, vale iniciar lavando as mãos rapidamente em água corrente e investir em óleos ou cremes que vão ajudar a hidratar as unhas e amaciar as cutículas.