Hoje em dia a coloração já não serve só para esconder os cabelos brancos mas também para criar novos looks consoante a moda. Porém, as mudanças na orgânica climática têm provocado alterações em toda a nossa vida e principalmente na cor do cabelo pintado. Um banho de sol sem protecção solar na pele é, actualmente,inaceitável pois o sol pode causar danos terríveis a mesma. Os cabelos pintados, da mesma forma, sofrem as alterações da intensidade dos raios solares que modificam a estabilidade da sua cor num período de 5 semanas.
Para além disso, há outros fatores que contribuem para a alteração da cor no verão. O banhos de praia, sucessivas lavagens com shampoos, principalmente os que não são específicos para coloração pois provocam uma decapagem acentudada, profundas atividades em piscina por causa do cloro e, finalmente a atividade física que ao provocar uma aceleração nas glândulas sebáceas e sudoríparas alteram a tonalidade original.
No passado, quando as cores sofriam alterações, esperávamos para a próxima aplicação para voltar a cor inicial. Hoje, o cabeleireiro através de produtos e novas técnicas desenvolvidas por empresas como a Wella, têm possibilidades de manter a cada dia a nossa máxima imagem e evitar que fiquemos com a cor do cabelo sem brilho e com aspecto desagradável.
A fim de atender a estas necessidades é que foram desenvolvidos os banhos de cor cujo objectivo é acentuar um tom ou netralizar um reflexo. Mas é importante ressaltar que os banhos de cor não substituem a coloração e nem cobrem os cabelos brancos.
Durante o verão, é recomendável ter banhos de cor no intervalo de cada aplicação. Estes banhos podem ser mais ou menos repetidos consoante a alcalinidade de cada pessoa.
Dicas para um cabelo pintado no verão:
– Shampoo adequado à cor;
– Cremes estabilizadores de pigmento com funções amaciadoras;
– Aproximadamente a cada 10 dias o avivar da cor original, através dos banhos de cor;
– Na praia e na piscina dar uma protecção ao cabelo e a cor com produtos adequados a estas situações.