O mau hálito ocorre normalmente por dois motivos: algum tipo de infecção ocasionado por bactérias que causam problemas sistémicos ou pela má escovação, que gera a saburra – uma placa que se forma no dorso da língua. Aqui ficam algumas dicas para acabar com o mau hálito.
1- Beba muita água
Quanto mais velha a pessoa fica, mais tendência de ficar desidratada ela possui. Muitas vezes, você pode não perceber que está com sede, por isso, deve acostumar-se com o hábito de beber água frequentemente. Isso ajudará a manter em baixa os níveis de bactérias presentes na boca.
2- Chicletes sem açúcar
A saliva é a melhor arma contra o mau hálito, pois ela “lava” a boca com enzimas que afastam partículas alimentares e bactérias. É por isso que a boca seca, muitas vezes causada por determinados medicamentos ou doenças, leva a problemas de odor. Geralmente as pessoas apresentam mau hálito pela manhã porque a produção de saliva se torna mais lenta durante o sono. Os chicletes sem açúcar estimulam a mastigação, e consequentemente, funcionam apenas como uma máscara temporária do mau hálito. A melhor opção são os chicletes adoçados com xilitol. Xilitol é um substituto do açúcar que não só aumenta a salivação, como também trabalha para impedir a reprodução de bactérias na boca. Estudos recentes apontam que chiclete com sabor a canela possuem propriedades que combatem o mau hálito. Não esqueça na hora de escolher, escolha sempre chiclete sem açúcar, pois as chicletes com açúcar não sao bons para os dentes.
3- Faça uma boa escovação
Uma boa escovação sempre após as refeições, principalmente da língua para eliminar a saburra, que geralmente gera os gases do mau hálito.
4-Use limpador lingual
Use o limpador lingual. Ele é capaz de remover até 98% da massa bacteriana presente na língua.
5-Use fio dental
Use fio dental em todas as escovações diárias, para evitar a formação de massa bacteriana entre os dentes e na gengiva, factor que além de causar mau hálito dá origem à gengivite.
6- Evite o jejum
Evite longos períodos em jejum, pois ao ficar muito tempo sem ingerir nenhum tipo de alimento o organismo começa a liberar ácidos graxos, que automaticamente geram o mau hálito.