Provavelmente você já deve ter ouvido falar que quanto mais refinado o alimento, pior. O que você não deve saber é que estes alimentos são ruins até mesmo para o nosso humor.
Quanto maior o processo de refinamento, com menos nutrientes o alimento fica. Além disso, quanto mais branco ele for, maior a quantidade de açúcar presente nele e, consequentemente, mais calórico se torna.
Por que deixar de consumir açúcar refinado?
É por esse motivo que nutricionistas pedem para que as pessoas que estão fazendo dieta substituam produtos refinados por integrais. Além disso, retirar da dieta produtos que são ricos em açúcar, como bolos, sorvetes e refrigerantes, também é fundamental, não só para perder peso, mas também para ter uma alimentação saudável.
“Os benefícios de parar de ingerir açúcar branco são inúmeros. O açúcar é considerado pobre nutricionalmente e quando consumido demais pode causar uma série de complicações para o organismo. Exemplo disso são a diabetes, obesidade e baixa imunidade”, explica a endocrinologista Giovanna Carpentieri.
Além disso, a endocrinologista ressalta que quem para de consumir açúcar tem menos chances de desenvolver câncer, problemas no coração e também, claro, a diabetes. O que não faltam são motivos para você eliminar o açúcar do seu dia-a-dia.
Alteração de humor
Outra consequência do açúcar que pouca gente conhece são as alterações de humor que ele provoca. Ou seja, parar de consumir açúcar também é capaz de deixar o humor mais estável.
“Similar a algumas drogas, o açúcar provoca um efeito eufórico que libera dopamina, a substância química responsável pelo controle do prazer no cérebro. Quando deixamos de ingeri-lo, o nosso humor altera menos, ou seja, fica mais estável e menos predisposto a alterações grosseiras”, explica a endocrinologista.
Como substituí-lo?
Para eliminar o açúcar branco do dia a dia, opte por usar versões menos refinadas do alimento, como o açúcar de coco, demerara ou mascavo, ou a frutose, que é o açúcar naturalmente presente nas frutas e no mel. “Elas adoçam e elevam pouco a glicose do sangue, sendo melhores para a saúde e evitando as variações de humor”, afirma a endocrinologista.