Byron, este belo cão golden labrador, faz coisas de que até Deus duvida: arruma a cama, pega leite na geladeira, saca dinheiro no caixa eletrônico e até faz compras para sua dona.
Ele é oriundo do projeto inglês Canine Partners, que treina cães para serem parceiros de vida de pessoas portadoras de paralisia.
Não se trata nem de longe de escravizar animais, mas de aproveitar seu maravilhoso potencial e esperteza e tornar o que já é, desde sempre, o melhor amigo do homem, em um parceiro de vida que auxilia pessoas incapacitadas a readquirirem parte de sua liberdade.
Tal como cães-guia, que são os olhos de portadores de deficiências visuais, cães como Byron são pernas, braços e um ombro amigo. Recebem em troca carinho, conforto, alimentação sadia, cuidados veterinários e tudo mais que os cães pet costumam ter — com a diferença de que trabalha, com longos intervalos para descanso e lazer.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, Byron responde a nada menos do que 100 comandos.
Kate Cruz, portadora da síndrome de Ehlers Danlos, uma condição rara na qual os ligamentos, ossos e pele ficam tão fracos que para ela até abrir uma porta é impossível, não saía há ano e meio de sua casa em Hincley, Leicestershire, na Inglaterra, até receber Byron, então com 2 anos de idade.
Kate, 49 anos, hoje declara que não poderia imaginar sua vida sem o cão – e para ela, a palavra amigo recebeu outro significado:
– Ele me deu minha vida de volta. Posso viver de forma independente, sem precisar tanto do meu marido ou outras pessoas para fazerem tudo por mim, porque Byron está sempre lá.
Treinamento
Depois de meses de treinamento intensivo com voluntários adotivos de filhotes, os cães jovens são cuidadosamente combinados com novos companheiros, e o treino continua em suas novas casas.
Com a alegria própria dos cães de estimação, Byron está preparado para ajudar Kate no que ela precisar (Foto: Caters / News Agency)
A Canine Partners vem atuando para ajudar pessoas afetadas por doenças debilitantes, incluindo ex-soldados que foram feridos em ação. Os cães são treinados para atender as necessidades individuais e específica de cada candidato.
O parceiro de vida canino traz aos seus companheiros necessitados benefícios práticos, psicológicos e sociais, proporcionando independência e confiança, motivação e autoestima, além de companheirismo, sensação de segurança e aumento da interação social.
Dia a dia de Byron e Kate
Byron ajuda Kate a partir do momento em que ela se levanta: ele a ajuda em sua cadeira de rodas, todas as manhãs, agindo como um suporte para ela se mover da cama à cadeira.
Nenhuma tarefa é grande ou pequena para esse supercão. Na preparação do café da manhã, Byron corre para abrir a geladeira e pegar o leite. Retira as tigela no armário e, depois da refeição, coloca-as na lavadora de louças.
Ele acompanha Kate ao supermercado, conseguindo, nas prateleiras mais baixas, recolher itens da lista de compras. Sempre que precisa, abre a porta para fazer suas necessidades fora de casa.
Se Kate sofrer uma queda, Byron está preparado para buscar o telefone, um travesseiro e um cobertor, mas tem bastante tempo para ser simplesmente um cão: uma das coisas de que ele mais gosta é correr pelo parque e ficar coberto de lama.
Assista um pouco do que Byron faz: