Dicas para se livrar das olheiras
Basta elas aparecerem para conferir uma aparência cansada a quem as ostenta.
E isso acontece com mais frequência durante os períodos que antecedem a menstruação, pela característica da pessoa ou até mesmo por noites mal dormidas, fadiga, fumo, estresse, alergias e rinites também podem fazê-las aparecer. Além disso, as manchas podem ser comuns durante o período pré-menstrual e na gestação porque a pálpebra pode ficar mais esbranquiçada, devido à deficiência de ferro. Mas é possível sim reduzir as olheiras usando alguns truques. Anote aí nossas dicas para se livrar das olheiras:
Descanse uma compressa de chá sobre os olhos
O chá de camomila possui ação calmante e anti-inflamatória e pode ajudar a diminuir o arroxeado das olheiras. Compressas frias deste chá sobre os olhos, conta Sara Bragança, têm efeito de vasoconstrição, ou seja, contrai os vasos sanguíneos. Ela ensina que o chá deve ser feito mais concentrado e, antes de aplicar a compressa nos olhos, o chá e os saquinhos com a erva devem ir ao freezer por alguns minutos.
Quem irá cobrir os olhos são os saquinhos. Eles deverão repousar sobre seus olhos por, aproximadamente, 10 minutos. Neste tempo, você deve estar deitado e com a cabeça elevada. “Essa posição estimula os vasos a voltar ao tamanho normal, reduzindo o inchaço e amenizando a coloração arroxeada”, justifica.
Faça compressas de leite e mamão
Para clarear as manchas arroxeadas, vale fazer uma compressa de mamão com leite. Bata meio mamão papaia com 100ml de leite (desnatado para peles oleosas, integral para peles secas), de modo a formar uma “papinha”. A mistura pode ser aplicada diretamente na pele ou repousar sobre uma gaze, colocada previamente sobre as olheiras. Deixe 15 minutos e lave em seguida. A compressa pode ser feita uma vez por semana.
Corte alguns pepinos e batatas
Descansar rodelas de pepino nos olhos pode ajudar no combate e prevenção das olheiras, mas, segundo Sara Bragança, os efeitos são fracos e demorados. Esse legume tem baixa concentração de calmantes e vasoconstritores.
“O pepino é composto de 90% de água, e seus outros 10% são os mais valiosos: o pepino possui vitamina C e ácido fólico e, por isso, funciona como regenerador celular.
Mas em sua ação externa no olho, o efeito é quase nulo”, conta Sara. Mas, não desanime. O pepino colabora com a vasoconstrição, levando à melhora momentânea das olheiras. O mesmo efeito é obtido com rodelas de batatas.
Massageie a região
Uma massagem, além de relaxar, é capaz de diminuir o edema, em especial a drenagem linfática facial. Sara Bragança ensina que ela deve ser feita duas vezes ao dia. Confira o passo a passo:
– Inicie com o dedo anular, deslizando com suavidade e leve pressão, indo do canto interno da pálpebra superior para o externo;
– Depois, comece novamente do canto interno dos olhos, mas na parte inferior, e vá em direção ao canto externo. A massagem deve começar no canal lacrimal (localizado no canto interno) e terminar na outra extremidade;
– Finalize dando leves batidinhas na região com a ponta do dedo indicador e do dedo médio, alternadamente.
– Assim que acabar os movimentos, fechar os olhos e, com o dedo anular, pressione o canal lacrimal por dez segundos, fazendo um pequeno círculo.
Reduza o sal
Sabemos que o sódio presente no sal é um dos principais culpados pela retenção de líquido. Mas você sabia que isso também piora o aspecto das olheiras? A retenção de líquido promovida pelo sódio piora a aparência das olheiras, deixando a região dos olhos inchada. Por isso, diminua o sal!
Diminua o álcool
O álcool, assim como o sal, é um dos vilões da retenção de líquido. Isso acontece, conta Sara Bragança, porque o álcool “puxa” a água, deixando-a retida nas células, o que leva ao aspecto inchado e empapuçado debaixo dos olhos. Para resolver, além de diminuir o álcool, deve-se ingerir bastante água.
Lave o rosto com água fria
Ao contrário do que muitos acreditam, lavar o rosto com água quente não ajuda a aliviar a aparência das olheiras, e sim o contrário. Sara Bragança justifica: a água morna promove uma vasodilatação, o que favorece o seu aparecimento. “Já a água gelada promove uma vasoconstrição dos vasos, amenizando as olheiras”, indica.
Hidrate o rosto
Uma pele hidratada é, sem dúvidas, mais bonita. Mas, além disso, a hidratação facial é útil na hora de disfarçar as olheiras. “A pele ao redor dos olhos é muito fina e pouco espessa, essa característica deixa mais aparente os vasos faciais dessa área, deixando a área com a aparência arroxeada”, explica Sara Bragança.
Durma bem
Não é a toa que, ao dormir mal, acordamos com gloriosas rodelas roxas ao redor dos olhos. Sara Bragança explica que é nessa hora do dia que a pele se restaura. Sem um sono de qualidade, a pele não consegue se recuperar direito – e isso se reflete no dia seguinte. “Estima-se que oito horas de sono sejam suficientes para uma boa restauração dos tecidos”, aconselha.
Apele para o corretivo
Você ainda não obteve o resultado desejado ou, quem sabe, está em uma situação de emergência e precisa esconder esse aspecto de olheiras? Sem problemas! No mercado, existem muitas opções de corretivos: líquidos, cremosos, em forma de bastão ou lápis etc. Além das tradicionais, que se encaixam no tom de pele, existem aqueles coloridos, cada um com a sua função.
Para disfarçar olheiras, apele para o corretivo amarelo. Independente da cor deste tipo de corretivo, o resultado obtido é o do próprio tom de pele, já que essa técnica segue o princípio de mistura de cores, de modo que uma neutraliza a outra. Mas, se o amarelo ficar evidente, finalize com uma camada de corretivo de sua cor.