Recebi um email anónimo com esta informação:
“Aqui está a ilha mais bonita do mundo, acabadinha de ser eleita pelos leitores da Condé Nast Traveler. Como bom marido mistério que pareces ser, porque é que não levas a tua querida Mulher Mistério a passar aqui umas férias românticas?”. A acompanhar a mensagem vinha esta fotografia…
Mal acabei de ler o email, fiquei intrigado: Tratamento por tu… Eu sou marido mistério com letras minúsculas, Ela é Mulher Mistério com Maiúsculas… A fotografia enviada é o wallpaper do telemóvel Dela… A dúvida durou uns exactos 23 segundos. Até eu abrir o computador de casa e ver o mesmo endereço de email que me enviou a mensagem registado por defeito no Gmail. E a ilha de Palawan entre as últimas pesquisas feitas no computador. Já não é a primeira vez que a minha prezada Mulher Mistério usa esta táctica para me pressionar. O único problema é que Ela, de facto, sabe escolher. E esta magnífica ilha – uma das 7.107 ilhas do arquipélago das Filipinas – é realmente maravilhosa.
As enormes escarpas de calcário são deslumbrantes, mas o meu argumento preferido é o rio subterrâneo de Puerto Princesa. Tem 8,2 km de comprimento e é um dos maiores rios subterrâneos do mundo. Aqui pode fazer passeios de barco por um enorme curso de água coberto por rochas, grutas e várias reentrâncias. É uma das novas 7 Maravilhas da Natureza e foi declarado Património Mundial pela Unesco.
É claro que também há as águas transparentes…
…o fundo do mar cheio de peixes fantásticos…
…e os quartos sobre a água…
Mas é melhor nem falar disso. Pelo menos, até ter os bilhetes comprados. E descansar num pôr-do-sol assim.
Um abraço para todos os filipinos, onde quer que eles estejam,
Ele